Português Mais Perto

Informa-se que foi lançada no dia 7 de Fevereiro último a Plataforma de ensino à distância “Português Mais Perto”, numa iniciativa do Camões ,I.P. e da Porto Editora. Pode ser acedida diretamente através do endereço  www.portuguesmaisperto.pt ou através do portal do Camões, I.P. 


A Plataforma Português mais perto constitui uma nova ferramenta disponível para o ensino e aprendizagem do português, reunindo dezenas de aulas interativas para a aprendizagem da língua. Está concebida como um apoio às famílias, na sua esfera educativa, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno, complementada, numa segunda modalidade , com a possibilidade de dispor de apoio de um tutor.


Esta ferramenta disponibiliza curso de Português Língua materna para aqueles que estudaram em Portugal, correspondentes aos programas do 1º ao 12º anos, e curso de Português Língua de herança, neste momento nos níveis iniciais A1 e A2para aqueles que fizeram toda a sua escolaridade no estrangeiro. Além disso, os curso estão disponíveis nas modalidades de autoaprendizagem (40 Euros/ano) e com tutoria (90 Euros/ano).


Destina-se, sobretudo, a auxiliar as crianças e jovens que iniciaram o percurso educativo em Portugal e, agora, em virtude da emigração temporária dos seus pais, se encontram a residir no estrangeiro, tendo no seu horizonte voltar ao sistema escolar português; mas também para as crianças e jovens de origem portuguesa escolarizados no estrangeiro, para os quais foi criada a oferta de Português Língua de Herança.


É mais um instrumento, flexível e adaptado aos contextos familiares e pessoais daqueles que reconhecem a importância de aprender português por razões de identidade, para garantir a finalidade essencial de garantir que a língua portuguesa e, portanto, a identidade nacional permaneçam vivas entre todos os portugueses, onde quer que estejam.

Embaixada de Portugal EAU2