Mn'JAM Experiment em Concerto - 10 de Dezembro

Projeto performativo com músicos e influência portuguesa irá atuar no Dubai, no espaço Fridge. Devido ao seu valor artístico e inovação, têm tido a felicidade de atuar pelo Mundo inteiro.

Mn'JAM experiment é o nome dado ao coletivo liderado pela M (Melissa Oliveira) e pelo JAM (João Artur Moreira).  É uma "experiência" multi-media composta por membros de vários países e encabeçada por este dois artistas portugueses onde a música e a performance visual são colocadas ao mesmo nível. Para além de referências anglo-saxónicas (Radiohead, Bill Withers, etc) estão também presentes arranjos e composições originais que têm por base ícones lusitanos tais como Fernando Pessoa e Zeca Afonso.

O fio condutor é a improvisação e tudo o resto é passível de ser integrado e experimentado, dando aso a uma mistura entre elementos espontâneos e racionalmente pré-compostos, à inclusão de instrumentos acústicos, elétricos e eletrónicos, ritmos urbanos com melodias  tradicionais, loops vocais e solos de guitarra elétrica, discussões entre os turntables e a bateria, etc.

Convém referir que a parte visual segue as mesmas regras que a musical, ou seja, para além de elementos pré-compostos a arte visual é também fruto de improvisação espontânea e momentânea - dado que o JAM consegue manipular ao vivo luzes e projecções visuais através de uma série de botões e manípulos - permitindo que este atue como uma espécie de "músico visual", improvisando, acompanhando, influenciando e interagindo visualmente com as músicas em tempo real.

Resumindo, a conjunção e correlação entre som e imagem faz desta performance uma experiência marcadamente sinestética, levando a que este projeto esteja na vanguarda de um novo conceito e forma de ver o jazz através de uma reinvenção de papéis performativos e possibilidades de interação e improvisação.