Dossier ELEIÇÕES 2019


Parlamento Europeu – 25 e 26 de Maio de 2019

Assembleia da República – 6 de Outubro de 2019

 

Parlamento Europeu - Consulte o dossier informativo disponível no Portal Eurocid.


Para verificar se já está recenseado, bem como a que Freguesia ou Distrito Consular pertence, consulte o site da Direção Geral de Administração Interna.

 

Para mais informações, consulte ainda:

Portal das Comunidades

Comissão Nacional de Eleições

Brochura Recenseamento  Eleitoral

 

“Em 2019 há eleições: exprima a sua vontade – VOTE.

Com o seu VOTO diga NÃO à indiferença.”


ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU

25-26 DE MAIO 2019

Os cidadãos portugueses recenseados na área de jurisdição eleitoral desta Embaixada (residentes nos Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Iraque) poderão exercer o seu direito de voto na Embaixada em Abu Dhabi no sábado 25 e domingo 26 de maio, entre as 08h00 e as 19h00.

No dia da votação basta apresentar o respetivo Cartão de Cidadão ou Passaporte original e válido, uma vez que o anterior "Cartão de Eleitor" deixou de ser usado. Para verificar se está recenseado, bem como a que Freguesia ou Distrito Consular pertence, recomenda-se a consulta do site da Direção Geral de Administração Interna.

Consulte aqui o link das Perguntas Frequentes sobre votação no estrangeiro nas Eleições para o Parlamento Europeu 2019.

Aviso: Os cidadãos portugueses residentes no Paquistão e inscritos nos cadernos eleitorais da Embaixada de Portugal em Islamabad (e Karachi) poderão, a título excepcional, exercer o seu direito de voto nas Eleições para o Parlamento Europeu na Embaixada de Portugal em Abu Dhabi.

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU

VOTO ANTECIPADO NO ESTRANGEIRO – 14 a 16 de maio

 

Exercício do direito de voto antecipado por eleitores recenseados no território nacional e temporariamente deslocados no estrangeiro no dia da eleição.

 

Nos termos legalmente previstos, quando deslocados temporariamente no estrangeiro no dia da eleição, podem votar antecipadamente os eleitores recenseados no território nacional que se encontrem numa das situações abaixo descritas:

 

a) Por inerência de funções públicas ou privadas;

b) Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública;

c) Estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;

d) Doentes em tratamento no estrangeiro;

e) Que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nas alíneas anteriores.

 

Caso se enquadre numa destas situações, e para poder votar antecipadamente, deverá deslocar-se à Embaixada de Portugal em Abu Dhabi entre os dias 14 e 16 de maio (08h30 às 13h30), e identificar-se  através do seu Cartão de Cidadão ou Passaporte original e válido, bem como comprovar a situação de deslocação temporária no estrangeiro que seja invocada.

 

Para verificar se já está recenseado, bem como a que Freguesia ou Distrito Consular pertence, consulte o site da Direção Geral de Administração Interna

 

Para mais informações acerca de voto antecipado no estrangeiro, consulte o site da Comissão Nacional de Eleições.

 

Os cidadãos residentes nos Emirados Árabes Unidos (Kuwait e Iraque) e recenseados neste posto consular, poderão votar de forma regular nos dias 25 e 26 de maio na Embaixada em Abu Dhabi, entre as 08h00 e as 19h00, devendo apresentar o respectivo Cartão de Cidadão ou Passaporte original e válido.

Atenção: No dia 25 de Maio (Sábado), a Embaixada estará aberta entre as 08h00 e as 19h00 exclusivamente para o ato eleitoral – Eleições Parlamento Europeu 2019, não estando em funcionamento o expediente consular normal.

No dia 26 de maio, domingo, a Embaixada estará aberta com o expediente consular normal entre as 08h30 e as 13h30, sendo que, após as 13h30, a Embaixada permanecerá aberta até às 19h00 exclusivamente para o ato eleitoral – Eleições Parlamento Europeu 2019.